> + Esportes > ‘O Sheik dos Emirados’: londrinense é considerado o melhor meio-campista do país

‘O Sheik dos Emirados’: londrinense é considerado o melhor meio-campista do país

igor_coronado

Mesmo sem ter atuado no futebol brasileiro nem nas categorias de base, o meia-atacante Igor Coronado é um dos grandes nomes em atuação no Oriente Médio. Londrinense de 27 anos, Igor foi criado na Vila Recreio, onde seus familiares residem até hoje. Ele vive um momento mágico na carreira: em números, é considerado o melhor meio-campista da Arabian Gulf League, a Primeira Divisão dos Emirados Árabes Unidos, e na última temporada, foi eleito o melhor estrangeiro do campeonato. Esta é a sua segunda temporada com a equipe do Sharjah FC, equipe que disputa o bicampeonato nacional.

Morando fora de Londrina desde os 13 anos, o meia-atacante Igor Coronado afirmou que o motivo da mudança para a Inglaterra tão cedo foi por causa dos pais, que começaram a trabalhar no país e o levaram junto. Nessa caminhada, o primeiro desafio foi no MK Dons (onde ficou entre 2007 e 2011), clube da Terceira Divisão local: “No começo não foi nada fácil. Meu contrato acabou na Inglaterra, e com as mudanças de treinadores e diretores, as portas se fecharam em um momento em que eu estava sem empresário. E eu comecei a correr atrás do meu sonho. Quem abria as portas, eu estava indo fazer teste, independente do salário, porque eu só queria jogar naquele momento, mostrar o meu futebol, ter uma oportunidade”.

De lá até o Sharjah FC, foram outras quatro equipes: Grasshoppers (SUI), Floriana (MAL), Trapani e Palermo, ambos da Itália. E foi justamente na Itália que Igor Coronado, disputando dois play-offs finais da Segunda Divisão, por pouco não conquistou dois acessos na carreira: na temporada 2015/2016, com a equipe Trapani, uma vitória o distanciou da elite no confronto contra o Pescara; e na temporada 2017/2018, já pelo tradicional Palermo, um empate o tirou da importante vaga ao enfrentar o Frosinone.

Em sua segunda temporada pelo Sharjah FC, sendo eleito o melhor estrangeiro da competição e peça fundamental na conquista do importante título para o clube, que buscava desde 1996, Igor Coronado afirma que se sente totalmente adaptado: “Experiência tem sido muito boa. Primeiro ano aqui não poderia ter sido melhor, pra mim e pro clube. Cheguei aqui, fui muito bem recebido. O clube já vinha com brasileiros trabalhando no campo e na comissão técnica, e isso ajudou bastante. Fazia mais de vinte anos que o clube não ganhava o campeonato, então foi um trabalho e um ano excelente”. Na temporada 2018/2019, Igor Coronado disputou 26 jogos na competição, marcando 17 gols e tendo seis assistências. Na atual, ele soma 11 jogos, sete gols e seis assistências.

Igor Coronado afirmou que, mesmo com residência fixa fora do país por tanto tempo, sempre retorna para Londrina assim que se encerra a temporada, no meio do ano, para rever amigos e familiares: “Mesmo tendo saído do Brasil muito cedo, eu sempre volto para casa. Quando termina a temporada, a primeira coisa que eu faço é ir embora pra Londrina. Tenho familiares, minha esposa também é de Londrina, a família dela que mora na cidade. Então a primeira coisa que eu faço é ir pra casa”.

Sem passar pelas categorias de base de qualquer clube brasileiro, Igor Coronado diz que seria muito bacana um dia poder defender as cores do Tubarão: “O futebol brasileiro é muito grande e a gente quer estar atuando em campeonatos importantes. Eu desejo o melhor para o Londrina Esporte Clube, e, se um dia aparecer a oportunidade de jogar em casa, pra mim seria muito bom. Estando em casa, com a família e jogando bola, não tem nada melhor. A gente faz o nosso trabalho dentro de campo e, se de Deus quiser, isso pode acontecer um dia sim”.

Em número obtidos com Eduardo Thomaz, Analista de Desempenho do Sharjah FC pela terceira temporada consecutiva, e que, em 2016 e 2017, trabalhou como profissional deste Departamento no Londrina Esporte Clube, dentro dos padrões de análise do clube árabe, por posição, Igor Coronado é o melhor meio-campista na atualidade dos Emirados Árabes Unidos. O Departamento de Estatística do clube leva em consideração os seguintes quesitos para essa afirmação: passe chave para finalização, assistência para gol, chutes a gol e gol marcado.

Além de Igor Coronado e Eduardo Thomaz, o Sharjah FC conta ainda com outros três brasileiros no elenco: lateral-direito Marcus Meloni, meia-atacante Luanzinho e atacante Caio Lucas. Na comissão técnica, outros oito brasileiros: Alciney Miranda (Chefe do Departamento de Análise), Márcio Sabino (Auxiliar Técnico), Raphael Santa Cruz (Preparador de Goleiros), Solivan Dalla Valle (Preparador Físico), Cléber Medeiros (Preparador Físico/Fisiologista), Álvaro José de Souza Lima e Romenil Moreno (Massagistas) e Thiago Cunha (Preparador Físico do Sub-19).

A equipe atualmente ocupa a quinta colocação na Liga do Golfo Árabe. Além do campeonato nacional, o Sharjah FC ainda está na disputa da AFC Champions League (Liga dos Campeões da Ásia), competições que tiveram seus jogos adiados devido a pandemia do novo coronavírus.

igor_coronado
Igor Coronado sendo premiado em uma das partidas da Arabian Gulf League (Foto: Reprodução)
igor_coronado
Igor Coronado em atuação pelo Sharjah FC (Foto: Reprodução)
igor_coronado
Igor Coronado com a braçadeira de capitão em uma das partidas pelo Sharjah FC (Foto: Reprodução)

Rafael Ribeiro (@ribeirosrafael) é repórter da Paiquerê FM 98.9 e setorista do LEC

PARCEIROS

Note: Carousel will only load on frontend.
error: Conteúdo protegido por direitos autorais!