Em julgamento iniciado na manhã desta quinta-feira (4), em um plenário virtual da 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), o Grêmio Esportivo Brasil, popularmente chamado de Brasil de Pelotas, foi absolvido das denúncias de atrasos salariais de atletas na Série B do Campeonato Brasileiro em 2019 e também pelo descumprimento de fair play financeiro. Pelo placar de 4 votos a 1, a equipe pelotense se mantém na segunda divisão do cenário brasileiro, pelo menos, até este momento.
- Desejado, volante encaminha saída do Tubarão
- Ex-LEC, Analista de Desempenho é referência nos Emirados Árabes
- Saúde liberou. Quando o LEC volta a treinar? Entenda!

Três auditores e mais o presidente da 3ª Comissão Disciplinar do STJD votaram pela absolvição da equipe gaúcha. Por ordem de votação, são eles: a relatora Alessandra Paiva (RS), o vice-presidente José Marcelo Nascimento (SP), Jurandir Ramos de Sousa (SP) e o presidente Sérgio Leal Martinez (RS). Manuel Márcio Bezerra Torres (CE) foi o único auditor contrário ao que os colegas apresentaram. Ele deferiu por pena de seis pontos e mais R$ 15 mil em multa, mas foi voto vencido.
O Tubarão tinha a expectativa da perda de pontos do Xavante e, com isso, se manter na competição. Como terceiro interessado, o Londrina Esporte Clube, através de Paulo Schmitt, advogado que representa o clube nos tribunais, afirmou que vai recorrer da decisão imposta pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD, absolvendo o Brasil de Pelotas. O advogado afirmou que enquanto tiver instâncias, o clube recorrerá, nem que seja na FIFA e também na CAS (Corte Arbitral do Esporte).
Rafael Ribeiro (@ribeirosrafael) é repórter da Paiquerê FM 98.9 e setorista do LEC