Sábado (14), tem início a 109ª edição do Campeonato Paranaense de Futebol, e eu montei esse material falando sobre as 12 equipes que vão disputar esse Estadual, colocando a minha visão sobre cada uma delas, indicando os destaques, a provável escalação para a largada do estadual e os onze jogos que cada uma fará no decorrer do certame. Lembrando que com a mudança do regulamento da CBF para a classificação da Copa do Brasil, o Paraná tem direito a cinco vagas. Todos os jogos da competição serão transmitidos pela NSports, e o torcedor pode fazer a adesão do pacote clicando aqui.
LEIA MAIS:
- ESPECIAL! 30 anos da conquista do tricampeonato
- ENTREVISTA! ‘Blitz’ relembra passagens pelo LEC
- ESPECIAL! 41 anos da conquista do Paranaense de 1981
Quero agradecer a colegas que são repórteres setoristas pelo Paraná a fora e que me auxiliaram nas prováveis escalações de onze equipes: Ivaldo Maciel (Aruko e Maringá), Cledison Oldoni (Azuriz), Martins Neto (Cianorte), Lucas Gabriel (FC Cascavel), Abílio Bottega (Foz do Iguaçu), Marcus Benedetti (Operário Ferroviário) e Thiago Batista (Rio Branco).
1ª RODADA
14/01, às 16h00 – Rio Branco x Athletico
14/01, às 18h30 – FC Cascavel x São Joseense
14/01, às 18h30 – Maringá x Foz do Iguaçu
15/01, às 16h00 – Coritiba x Aruko
15/01, às 16h00 – Londrina x Azuriz
15/01, às 18h30 – Operário x Cianorte
Quer faturar uma grana extra??? Então clica nesse banner e comece a apostar!!!
ARUKO
Atual vice-campeão da Divisão de Acesso e campeão da Terceirona em 2021, o Aruko (a pronúncia correta é Arukô) chega como um tremendo figurão nesta edição do Campeonato Paranaense. Contratações discretas, outras aproveitando jovens potenciais de equipes do estado, outras mais experientes, alguns remanescentes, para que no final, tenha aquela chamada ‘liga’ no time comandado pelo bom Rafael Andrade, que também renovou o seu vínculo. Eu posso até cometer uma bobagem aqui, mas eu vejo esse time maringaense com potencial de aprontar algumas coisas ao longo do campeonato, e até beliscar uma vaga nas Quartas.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Diego Petrin (lateral-direito), Guilherme Borges e Lagoa (volantes), Danilo (meia-atacante), André Carlos, Ermínio e Tales (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Jefferson, Diego Petrin, Zé Pedro, Vitão e Abraão; Lagoa, Guilherme Borges e Danilo; Tales, Ermínio e André Carlos. Técnico: Rafael Andrade.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Coritiba (F), Athletico (C), Foz do Iguaçu (F), Rio Branco (F), Londrina (C), Operário (F), Maringá (C), São Joseense (F), FC Cascavel (C), Azuriz (C) e Cianorte (F).
ATHLETICO
Uma das principais potências no país, é claro que o Athletico entra como o grande favorito disparado para conquistar mais um caneco no Campeonato Paranaense. Mesmo com a saída de Felipão, devemos ter uma manutenção no estilo de jogo e no comportamento da equipe, até porque o clube não contou com saídas no seu time considerado titular. O Furacão não mais poupará o elenco, e começa a temporada com força máxima.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Bento (goleiro), Khellven (lateral-direito), Thiago Heleno (zagueiro), Abner Vinícius (lateral-esquerdo), Alex Santana e Fernandinho (volantes), Terans e Vitor Roque (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Bento, Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Fernandinho, Erick e Alex Santana; Vitinho, Cuello (Canobbio) e Terans. Técnico: Paulo Turra.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Rio Branco (F), Aruko (F), Maringá (C), Foz do Iguaçu (C), São Joseense (F), Azuriz (C), Coritiba (C), Cianorte (F), Operário (C), FC Cascavel (C) e Londrina (F).
AZURIZ
Apenas tendo o Estadual em seu calendário, o Azuriz investiu em nomes conhecidos para buscar novamente uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Trouxe o técnico Tcheco, depois de boas temporadas no FC Cascavel, e montou um elenco mais experiente, com nomes vindos de equipes paulistas, casos dos experientes goleiro Fabrício e do zagueiro Luizão. Destaques da temporada de 2022, foram mantidos, como Fabrício Oya e Vieira. O bom e experiente atacante Eydison retornou após dois anos no Vietnã, e o meia Zezinho também chegou para reforçar essa equipe. Em uma análise inicial, vão brigar por uma vaga nas Quartas de Final.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Fabrício (goleiro), Luizão (zagueiro), Matheus Neris (volante), Fabrício Oya e Zezinho (meias) e Eydison (atacante).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Fabrício, Eliandro, Gabriel Fornari, Luizão e Carlão; Tharlis (Matheus Neris), Fabrício Oya e Zezinho; Wellisson, Eydison e Robinho. Técnico: Tcheco.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Londrina (F), Operário (F), FC Cascavel (C), São Joseense (C), Coritiba (F), Athletico (F), Cianorte (C), Maringá (F), Foz do Iguaçu (C), Aruko (F) e Rio Branco (C).
CIANORTE
A contratação do técnico Alexandre Gallo surpreendeu, visto o patamar do profissional, com trabalhos em times das Séries A e B, de 2013 a 2015 esteve na Seleção Brasileira de base, enfim, um grande nome. Sem ter calendário no 2ª Semestre, o elenco é modesto, sem nomes de impacto no considerado time titular para começar o certame, e durante a pré-temporada, muitas lesões, o que também prejudicaram o desenvolvimento do trabalho. Eu acredito que o Leão do Vale brigue na parte de baixo da tabela.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Felipe Trevizan (zagueiro), Lucas Franco (lateral-esquerdo), Cauê Silva (volante), Ravanelli (meia), Luiz Fernando e Zé Love (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Eugênio, Marlon, Igor Morais, Alex Trindade e Lucas Franco; Cauê Silva, Zé Vitor e Natham; Nicolas, Raul Mendes e Luiz Fernando. Técnico: Alexandre Gallo.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Operário (F), São Joseense (F), Londrina (C), FC Cascavel (F), Foz do Iguaçu (C), Coritiba (F), Azuriz (F), Athletico (C), Rio Branco (F), Maringá (C) e Aruko (C).
CORITIBA
Empolgados com a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro para 2023, a direção do Coritiba fez contratações interessantes para esse início de temporada, casos do volante Júnior Urso, que retorna ao clube após 10 anos, e também do atacante William Pottker, nome conhecido no futebol brasileiro. O comando técnico é o do portuga António Oliveira, que livrou o Cuiabá do rebaixamento. Também sem utilizar um time alternativo no início do calendário, é claro que o Alviverde figura num patamar de favoritismo.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Gabriel Vasconcellos (goleiro), Natanael (lateral-direito), Júnior Urso e Willian Farias (volantes), Alef Manga, Fabrício Daniel e William Pottker (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Gabriel; Natanael, Chancellor, Marcio e Victor Luís; Willian Farias, Bruno Gomes e Júnior Urso; Manga, Fabrício Daniel e William Pottker. Técnico: António Oliveira.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Aruko (C), Foz do Iguaçu (F), Rio Branco (C), Maringá (F), Azuriz (C), Cianorte (C), Athletico (F), FC Cascavel (F), São Joseense (C), Londrina (C) e Operário (F).
FC CASCAVEL
Sob novo comando e com o calendário cheio, o FC Cascavel quer seguir beliscando as vagas em competições nacionais, assim como tem feito nos últimos anos. Para o lugar de Tcheco, chegou Ademir Fesan, que não tem contado com a expectativa do torcedor Aurinegro nessa pré-temporada. Alguns bons atletas permaneceram e ele conta com o retorno de Adenilson, e com as chegadas de Ferrugem e Rodrigão, com passagens por grandes do cenário brasileiro. Com isso, é natural pensarmos que o FCC consiga garantir pelo menos uma vaga nas Quartas de Final esse ano.
PRINCIPAIS DESTAQUES: André Luiz (goleiro), Libano (lateral-direito), Willian Gomes (zagueiro), Ferrugem (volante), Adenilson e Robinho (meia), Lucas Batatinha e Rodrigão (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: André Luiz, Libano, Ferreira, Willian Gomes e César Morais; Gama, Robinho e Adenilson; Wagner Gomes, Lucas Batatinha e Rodrigo Alves. Técnico: Ademir Fesan.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: São Joseense (C), Londrina (F), Azuriz (F), Cianorte (C), Rio Branco (F), Maringá (F), Operário (C), Coritiba (C), Aruko (F), Athletico (F) e Foz do Iguaçu (C).
FOZ DO IGUAÇU
Atual campeão da Divisão de Acesso, o Foz do Iguaçu retorna à Primeira Divisão após quatro anos. Foram dois acessos nos últimos dois anos, já que a equipe foi vice-campeã da Terceira Divisão em 2021, e com esse ânimo todo, o Time da Fronteira busca ao menos se manter esse ano na competição. Até esta quinta-feira (12), a diretoria do Azulão faz mistério e não fez nenhuma apresentação do elenco, e a imprensa tem conhecido o elenco de acordo com que o nome deles é divulgado pelo Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Tática para esconder o ouro? Vamos aguardar! Na minha opinião, briga contra o rebaixamento.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Júlio César (goleiro), Lucas Guedes (lateral-direito), Wesley Costa (lateral-esquerdo), Eduardo Copetti (meia), e Juninho Foz (atacante).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Júlio César, Lucas Guedes, Samuel, Márcio Júnior e Wesley Costa; João Torres, Matheuzinho, Bruno Nascimento e Eduardo Copetti; Kaio e Juninho Foz. Técnico: Negreiros.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Maringá (F), Coritiba (C), Aruko (C), Athletico (F), Cianorte (F), São Joseense (C), Rio Branco (F), Londrina (C), Azuriz (F), Operário (C) e FC Cascavel (F).
*Destaques e provável escalação serão atualizados conforme os atletas caiam no BID!
LONDRINA
Inicialmente, um planejamento, mas ao longo da pré-temporada, uma mudança de rota. O Tubarão aproveitou as oportunidades que o mercado apresentou e trouxe atletas experientes, até mesmo pensando já na Série B do Campeonato Brasileiro. Pouquíssimos atletas foram mantidos daquela base titular que encerrou a boa campanha de 2022 no nacional, e podemos ter até mais que sete mudanças no time que iniciará o estadual, o que também será um ponto de preocupação para o técnico Edinho, promovido do Sub-20, pensando em dar um entrosamento a curto prazo. Em 2023, o LEC chega para buscar, ao menos, uma vaga na Semifinal.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Ezequiel (lateral-direito), Vilar (zagueiro), João Paulo (volante), Clayton e Júnior Dutra (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Saulo, Ezequiel, Gabriel, Vilar e Wendel; João Paulo, Pedro Cacho (Garraty) e Mossoró; Victor Daniel, Júnior Dutra e Mauri. Técnico: Edinho.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Azuriz (C), FC Cascavel (C), Cianorte (F), Operário (C), Aruko (F), Rio Branco (C), São Joseense (F), Foz do Iguaçu (F), Maringá (C), Coritiba (F) e Athletico (C).
MARINGÁ
De volta à Série D do Campeonato Brasileiro, o Maringá Futebol Clube, atual vice-campeão, surge novamente como uma das principais forças do interior. Manteve boa parte da base que chegou a final em 2022 e buscou contratações pontuais para munir o técnico Jorge Castilho, que foi a grande revelação do último certame. O fator torcida sem dúvidas será um dos grandes diferenciais da equipe maringaense, que tem nos bastidores um grupo gestor respaldando o bom trabalho feito até aqui. Não me surpreenderia com uma nova classificação deles para a Semifinal do Campeonato Paranaense.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Dheimison (goleiro), João Denoni e Matheus Bianqui (volantes), Serginho (meia), Alemão e Bruno Lopes (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Dheimison, Marcos Vinícius, Davison, Max Miller e Caique; João Denoni, Everton Morelli e Matheus Bianqui; Mirandinha, Bruno Lopes e Robertinho. Técnico: Jorge Castilho.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Foz do Iguaçu (C), Rio Branco (C), Athletico (F), Coritiba (C), Operário (F), FC Cascavel (C), Aruko (F), Azuriz (C), Londrina (F), Cianorte (F) e São Joseense (C).
OPERÁRIO
O rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2023 foi um banho de água fria no Fantasma. Foram mais de 20 contratações para essa temporada, inclusive com a mudança do comando técnico: Rafael Guanaes tem a missão de fazer uma equipe competitiva em Ponta Grossa já no Campeonato Paranaense, para que o torcedor se mantenha esperançoso de um possível retorno à Série B. Em se tratando de uma equipe nova, pelo menos uma vaga nas Quartas de Final do Estadual esse elenco Alvinegro deve alcançar.
PRINCIPAIS DESTAQUES: William Machado (zagueiro), Índio (volante), Marco Antônio (meia), Felipe Augusto e Vinicius Mingotti (atacantes).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Rafael Santos, Yago Rocha, Paulo Sérgio, William Machado e Lucas Hipólito; Ferreira, Índio e Marco Antônio; Luidy, Vinicius Mingotti e Felipe Augusto. Técnico: Rafael Guanaes.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Cianorte (C), Azuriz (C), São Joseense (F), Londrina (F), Maringá (C), Aruko (C), FC Cascavel (F), Rio Branco (C), Athletico (F), Foz do Iguaçu (F) e Coritiba (C).
RIO BRANCO
Para o torcedor parnanguara, é claro que sempre há uma expectativa de dias melhores, mas a realidade novamente é de mais um campeonato brigando na parte inferior da tabela, como tem sido a tônica do Rio Branco. Pelas contratações, nota-se que é um elenco extremamente modesto e que vai ter que ser muito explorado pelo excelente técnico Norberto Lemos para que tenha bons resultados. O principal nome é o atacante Jobson, que aos 34 anos, afirmou estar mudado e pronto para ajudar o Leão da Estradinha.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Lucas Macanhan (goleiro), Fandinho e Renato Oliveira (zagueiros), Vinícius Moraes (meia), Foquinha e Jobson (atacante).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Lucas Macanhan, Arthur Amorim, Renato Oliveira, Fandinho e Padilha; Max, Eder e Vinícius Moraes; Foquinha, Jobson e Cebolinha. Técnico: Norberto Lemos.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: Athletico (C), Maringá (F), Coritiba (F), Aruko (C), FC Cascavel (C), Londrina (F), Foz do Iguaçu (C), Operário (F), Cianorte (C), São Joseense (F) e Azuriz (F).
SÃO JOSEENSE
Com a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, a equipe da Região Metropolitana de Curitiba contratou nomes conhecidos para que repita uma boa campanha no Estadual, e busque uma nova vaga em uma competição nacional. Zé Roberto, ex-zagueiro do Luverdense (MT) e do Paraná Clube, será o técnico da equipe profissional, após a quarta colocação geral no Campeonato Paranaense Sub-20, comandando o próprio São Joseense. A briga não será fácil, mas eu acredito que o time conquiste uma vaga nas Quartas de Final.
PRINCIPAIS DESTAQUES: Gabriel Leite (goleiro), Renato Ferraz (zagueiro), Carlos Alberto (volante), Thiago Primão (meia) e Adriano Klein (atacante).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Gabriel Leite, Caio Gomes, Renato Ferraz, Júlio Vaz e Alex Jhonatta; Fernandinho, Carlos Alberto e Thiago Primão; Matheus Lú, Marcos Paulo e Adriano Klein. Técnico: Zé Roberto.
SEQUÊNCIA DE JOGOS: FC Cascavel (F), Cianorte (C), Operário (C), Azuriz (F), Athletico (C), Foz do Iguaçu (F), Londrina (C), Aruko (C), Coritiba (F), Rio Branco (C) e Maringá (F).
Rafael Ribeiro é locutor na Paiquerê FM 98.9, produtor e repórter na Rede Massa/SBT, e setorista do LEC