O Campeonato Português foi uma das primeiras competições a retornar na Europa, ainda neste período de pandemia da Covid-19 que estamos vivenciando. Com as mudanças no processo de higienização e protocolos de saúde nos treinos e jogos, as novidades ainda estão em processo de adaptação dos atletas e membros das comissões técnicas. Entrevistei o volante Rômulo, revelado pelo Londrina Esporte Clube e negociado no ano passado com o Portimonense, equipe da Primeira Divisão local, que tem lidado diretamente todo esse processo no futebol mundial. O atleta esteve em campo nos dois jogos da retomada da competição.
Na Liga Portuguesa, as partidas foram paralisadas no dia 08/03 e retornaram após 87 dias. A equipe de Portimão, parceira comercial do Alviceleste, retomou os seus treinamentos no dia 04/05, praticamente um mês antes da reestreia no campeonato, em casa, quando venceu o Gil Vicente por 1 a 0. Na rodada seguinte, a 26ª, uma semana depois, empatou com o Benfica por 2 a 2, também em casa, após estar perdendo o jogo por 2 a 0. O volante Rômulo entrou no segundo tempo dos dois jogos.
Esse bate-papo muito bacana que eu fiz com o volante Rômulo, atleta do Portimonense, está disponível através do meu podcast (Repórter Rafael Ribeiro), hospedado em cinco plataformas de streaming: Spotify, Deezer, TuneIn, Apple Podcasts e Castbox. Nesta última, o acesso é gratuito e ilimitado, basta clicar no player abaixo e curtir a entrevista completa.
A retomada do futebol português em meio à pandemia
Ao longo da entrevista, Rômulo relatou diversos momentos importantes desse período que está atuando no futebol europeu, como por exemplo: a quarentena sem treinamentos com os companheiros, convivendo com a doença no continente europeu; a preocupação com os familiares no Brasil; a ambientação com as medidas de saúde adotadas para o retorno das atividades; o dia a dia em Portimão nesse período de pandemia; a experiência internacional ao lado da esposa e da filha; e uma comparação entre a estrutura do clube e as competições disputadas em Portugal com o que vivenciou no Tubarão e no futebol brasileiro, de modo geral.
Outro ponto de bastante destaque do promissor atleta em nosso bate-papo, revelado nas categorias de base do LEC, é que já nos primeiros meses se destacando com a camisa alvinegra do Portimonense, a diretoria do clube português optou pela compra dos direitos do atleta e estendeu o seu vínculo até 2024. Ao lado de mais de 20 brasileiros no clube, a adaptação, segundo Rômulo, foi tranquila, muito próxima de como seria em outro time do futebol brasileiro, devido ao ‘acolhimento brasileiro’ dos colegas.
Companheiros do Tubarão em Portugal
O volante, além dos outros compatriotas, tem o convívio de mais quatro atletas que foram negociados pelo gestor Sérgio Malucelli com a equipe do Portimonense: o zagueiro londrinense Pedro Casagrande, o lateral-esquerdo Felipe Vieira, o meia-atacante Luquinhas e o atacante Anderson Oliveira. Rômulo relatou como é a convivência com os outros garotos, que foram negociados praticamente juntos, e a proximidade, que já era grande em Londrina, se tornou ainda maior em Portimão. Além deles, citou outros atletas do atual elenco que tem mais contato e proximidade no dia a dia.
Momento do Portimonense na Liga e a retomada do futebol brasileiro
Após um início ruim no Campeonato Português, com duas vitórias em 23 jogos, o volante Rômulo afirmou que essa pausa forçada, devido à pandemia do coronavírus, fez com que algumas mudanças acontecessem na equipe, unindo o elenco em busca da recuperação na competição. Nos dois primeiros jogos da retomada, quatro pontos somados. A equipe ainda está na zona de rebaixamento, na penúltima colocação, com cinco pontos atrás do antepenúltimo e da saída da situação incômoda. Nesta terça-feira (16), às 15h00 (Brasília), o Portimonense enfrenta o Santa Clara fora de casa. Quanto ao futebol brasileiro, Rômulo também deu a sua opinião, dizendo que não há comparação entre o que foi e que está sendo vivenciado em Portugal, devido o tamanho do país, e que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar, para que ninguém seja comprometido.
Resumo pelo Portimonense e o desejo de voltar para o Tubarão
Rômulo da Silva Machado, natural de Cascavel (PR), atuou em 20 jogos com a equipe do Portimonense Sporting Clube: 16 pela Liga NOS, Primeira Divisão, e quatro pela Liga Revelação Sub-23, quando estava retornando de lesão e fez os jogos para ganhar ritmo de jogo. Pela 3ª Rodada, contra o Sporting de Lisboa, tradicional clube português, Rômulo anotou o seu único gol com a equipe alvinegra.
Ele afirmou, ao longo da entrevista, que deseja um dia retornar ao Londrina Esporte Clube, onde chegou em 2012, ainda no Sub-17. Pelo Tubarão, Rômulo conquistou os seguintes títulos: Campeonato Paranaense pelo Profissional e pelo Sub-20, ambos, em 2014; Três Títulos do Interior (2015/2016/2017); e Copa da Primeira Liga (2017). Em 2015, Rômulo fez parte do elenco profissional do Alviceleste que conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2016, Rômulo foi vice-artilheiro do Campeonato Paranaense Sub-20, anotando 12 gols. Em 2018, foi emprestado ao Atlético Goianiense para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, a pedido do técnico Cláudio Tencati, a época, comandante da equipe goiana.
- Desejado, volante encaminha saída do Tubarão
- Ex-LEC, Analista de Desempenho é referência nos Emirados Árabes
Rafael Ribeiro (@ribeirosrafael) é repórter da Paiquerê FM 98.9 e setorista do LEC