A Liga Nacional de Handebol Masculino tem início nesta terça-feira (15), às 10h00, no ginásio da Instituição Religiosa Perfect Liberty, em Arujá (SP), distante aproximadamente 40 km de São Paulo (SP). Nesta temporada, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) adotou o mesmo modelo de ‘recrutamento em bolha’ para os profissionais da modalidade em uma sede, seguindo regras estritas e protocolos rígidos de controle daCovid-19.
Bicampeão da competição, a equipe do Londrina/UniCesumar/Paiquerê FM encara o ACH/Lanali/O2Saúde/Cascavel, conterrâneo paranaense que jogará a primeira vez uma Liga Nacional de Handebol. A partida será às 18h00 e terá a transmissão da TVNSports, plataforma de streaming especializada em transmissões esportivas no Brasil, que aliás, transmitirá todos os jogos da competição.
AO TODO, OITO CONTRATAÇÕES PARA A LIGA
Visando ter uma equipe competitiva para a disputa da Liga Nacional de Handebol, o técnico Giancarlos Ramirez trouxe oito novos atletas. São eles, da esquerda para a direita (foto): Nathan (goleiro), Pablo (meia-direita), João (ponta-direita), Pará (meia-direita), Pedro (pivô), Marcão (meia-esquerda), Kurita e Bruno Santana (centrais).
‘CÉREBRO’ DO TIME: EXPERIENTE E MULTICAMPEÃO É O PRINCIPAL REFORÇO
Aos 38 anos, Bruno Felipe Claudino de Santana, ou simplesmente Bruno Santana, é o principal nome da equipe londrinense. Renomado atleta no cenário do handebol nacional e internacional, ele chega com a missão de ser o ‘cabeça pensante’ do time na Liga Nacional. Em 2019, o pernambucano venceu o Brasileiro de Clubes pelo Clube Português (PE) e foi considerado o principal central da competição.
Na carreira, esta será a sua quinta agremiação: Esporte Clube Pinheiros (SP) [1999/2004 | 2007/2015], São Caetano (SP) [2005/2006 | 2015/2016], São Bernardo (SP) [2017] e Clube Português [2018/2020]. Bruno Santana é pentacampeão da Liga Nacional de Handebol (2007/09/10/11/12). Além da principal competição da modalidade no país, Bruno já foi campeão do Pan-Americano de Clubes, Campeonato Paulista, Jogos Abertos e Regionais.
Com a Seleção Brasileira, títulos e feitos importantíssimos: conquistou os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro (RJ) e 2015 em Toronto (CAN), e foi vice-campeão em 2011 em Guadalajara (MEX); disputou os Jogos Olímpicos de 2004 em Atena (GRE) e 2008 em Pequim (CHI), cinco Mundiais e alguns Sul-Americanos.
Bruno Santana comentou sobre a edição da Liga Nacional em Arujá (SP), em formato de ‘bolha’, em meio a pandemia, fala também sobre a expectativa em poder atuar pela primeira vez por Londrina, falou sobre ser a referência da equipe na competição e afirmou que, pela tradição, a busca de Londrina é pelo título.
Ouça a entrevista com o central Bruno Santana:
TÉCNICO RESSALTA EQUILÍBRO DA COMPETIÇÃO
Com experiência de sobra na modalidade, o técnico Giancarlos Ramirez é sabedor das dificuldades que a equipe terá pela frente na competição, mas se mostra muito confiante na disputa do certame. Analisou a disputa da Liga Nacional em formato de ‘bolha’, uma novidade na modalidade nacional; falou da montagem do elenco, com a vinda dos contratados, mesclando com a base mantida; e finalizando ressaltando o equilíbrio da competição, e principalmente dentro do grupo, ao lado de Cascavel (PR), GHC/CAIC (PI) e Nacional (SC).
Ouça a entrevista com o técnico Giancarlos Ramirez:
PARCEIROS / PATROCINADORES
Em um ano em que a pandemia devastou financeiramente todos os setores, o esporte, de uma maneira, também sentiu o baque. Mesmo assim, a equipe londrinense conta com parceiros para a sua manutenção ao longo da temporada. São eles: Prefeitura e Fundação de Esportes de Londrina, UniCesumar, Rádio Paiquerê FM 98.9, Unimed Londrina, Iron Infinity Gym Academia, Piraju Escola de Natação, Supermercados Viscardi, Ômega Diagnósticos, IVOT, CTF Londrina, ExtremeFit Suplementos, Blindex, Belém Tintas, Scaff Odontologia e Marin Uniformes.
ELENCO
Goleiros: Febas, Balão e Nathan
Ponta-Direita: João e Pedrada
Meia-Direita: Pablo e Pará
Central: Bruno Santana, Gustavo, Kurita e Alex
Pivô: Pablo e Pedrão
Meia-Esquerda: Marcão, Edivaldo e Felipe
Ponta-Esquerda: Rafinha, Raul e Erick
COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: Giancarlos Ramirez
Fisioterapeuta: Diogo Paschualeto
LIGA NACIONAL DE HANDEBOL 2020
GRUPO A
ADI/Aceu/Univali/Slice/FMEL/Itajaí (SC)
Corinthians/Vegus/Aciseg (SP)
Esporte Clube Pinheiros (SP)
Manauense Associação Desportiva (AM)
GRUPO B
Carajás Handebol (PA)
Unicep/AHB/São Carlos (SP)
Taubaté/UNITAU (SP)
Vikings/Universo/Campos (RJ)
GRUPO C
ACH/Lanali/O2Saúde/Cascavel Handebol (PR)
GHC/CAIC/UNINASSAU (PI)
Londrina/Unicesumar/Paiquerê FM (PR)
Avaí FC/UniSociesc/Intelbras/Nacional HC (SC)
TABELA
1ª FASE
15/12, às 18h00 – Londrina/Unicesumar/Paiquerê FM x ACH/Lanali/02 Saúde/Cascavel (PR)
16/12, às 16h00 – Londrina/Unicesumar/Paiquerê FM x Nacional/UniSociesc/Intelbras (SC)
17/12, às 10h00 – Londrina/Unicesumar/Paiquerê FM x CAIC/GHC/UNINASSAU (PI)
QUARTASDE FINAL
18/12, às 14h00 – 1° COLOCADO DE “A” x 2° MELHOR 3° COLOCADO
18/12, às 16h00 – 2° COLOCADO DE “A” x 2° COLOCADO DE “C”
18/12, às 18h00 – 1° COLOCADO DE “B” x 1° MELHOR 3° COLOCADO
18/12, às 20h00 – 1° COLOCADO DE “C” x 2° COLOCADO DE “B”
SEMIFINAL
19/12, às 18h00 e às 20h00
FINAL
20/12, às 20h00